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26/04/2017

Atividade física sem hidratação adequada representa sério risco

A prevenção da desidratação pela ingestão regular de fluidos é uma medida importante para assegurar o bem-estar físico e mental.

Sede, cansaço, tonteira, distúrbios visuais, alteração na frequência cardíaca. Estes são alguns alarmes que a máquina do corpo humano usa para demonstrar que está ocorrendo algum problema numa de suas funções, o que é muito comum em atividades físicas realizadas sem um maior cuidado com os detalhes.

Entre esses detalhes, a hidratação compõe papel decisivo na saúde e no desempenho da prática esportiva. A sede, quando se manifesta, representa um sinal de que o processo de desidratação já começou, e por isso os procedimentos de hidratação passam por ingerir líquidos antes, durante e depois da atividade física. No caso de uma hipertermia, os problemas mais conhecidos são as cãibras, exaustão induzida pelo calor e até o choque térmico.

Para evitar esses problemas severos, além de se alimentar corretamente antes e depois do exercício, é de fundamental importância que seja feita a hidratação adequada, para estimular o prazer em qualquer tipo de exercício.

Durante a prática de qualquer atividade física, a produção de calor pelo organismo eleva a temperatura do corpo. Para manter a temperatura ideal e recuperar seu equilíbrio, o corpo transpira. Através do suor, água e sais minerais (sódio e potássio) essenciais ao nosso organismo são liberados, o que requer a  devida reposição com hidratação e alimentação adequadas.

A prevenção da desidratação pela ingestão regular de fluidos é uma medida importante para assegurar o bem-estar físico e mental, não somente em atletas como em todas as pessoas. Isso tem valor ainda maior nas atividades físicas desempenhadas em caráter competitivo, já que, quando o atleta compete em estado de desidratação, já entra em desvantagem. Para evitar este grave problema fique atento às seguintes recomendações:
• Comece 24 horas antes a ingerir líquidos sem exageros. Quando estiver urinando várias vezes com uma coloração mais clara "está no ponto".

• No espaço de duas horas antes, beba em torno de meio litro de água ou isotônico.

• Vinte minutos antes, tome um copo generoso de líquido.

• Durante a atividade de 15 em 15 minutos beba um copo.

• Beber apenas água pode ser desestimulante. As bebidas esportivas geralmente são bem aceitas e o sabor deve ser de acordo com a preferência pessoal de cada praticante.

• A temperatura dos líquidos devem ficar em torno de 15 a 20º C, promovendo um melhor esvaziamento gástrico.

• Depois da atividade continue a hidratar-se. Uma boa prática é pesar-se antes e depois. A diferença na balança reflete o mínimo de líquidos a serem repostos. Dê preferência a isotônicos.



Fonte: Saúde Plena

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