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02/07/2018

A importância da atividade Física na terceira idade.

Envelhecimento saudável passa pela prática regular de atividade física, sempre orientada por profissional especializado.

A atividade física regular e a adoção de um estilo de vida ativo são necessárias para a promoção da saúde durante o processo de envelhecimento.
A fórmula básica para viver mais e com qualidade é simples: alimentação saudável e atividade física regular. E não há idade ara começar a praticar esportes, pois em qualquer etapa da vida isso é fundamental para a saúde.

A expectativa media de vida vem sofrendo um acréscimo por conta da melhora da sua qualidade. Com a mudança do perfil populacional nos últimos anos houve um aumento de idosos no País – o Brasil já é considerado um dos países com maior número de pessoas na terceira idade. Isto porque elas passaram a se interessar mais pelo esporte por saber das coisas boas que pode trazer.


É notório que o envelhecimento vem acompanhado por progressivas alterações em órgãos e sistemas (visão e audição, por exemplo), como a diminuição e alteração da composição muscular, da massa óssea e da capacidade cardiorrespiratória, que podem comprometer o desempenho das tarefas mais simples da vida diária. Sendo assim, a prática da atividade física regular irá prevenir e manter a independência funcional do idoso.


Cuidados especiais


Após os 60 anos, as pessoas já não tem o mesmo desempenho físico que tinham anos atrás. É preciso manter hábitos saudáveis como ter uma alimentação balanceada e fazer pelo menos uma atividade física regularmente (pelo menos três vezes por semana). Isto ajuda na sua capacidade de cuidar de si mesmo e da resistência física.


A avaliação da saúde do idoso é outro fator fundamental. Estudos mostram que pelo menos 70% deles têm problema de saúde e a atividade física pode controlar a manifestação e os sintomas de varias doenças e reduzir o consumo de remédios.


Benefícios


Segundo a Organização Mundial de Saúde, a atividade física na terceira idade melhora a qualidade de vida, o bem – estar, a velocidade de andas, o equilíbrio, a ingestão alimentar, a auto–eficácia, a contribuição na manutenção e/ou aumento da densidade óssea, ajuda no controle da diabetes, artrite, doença cardíaca, diminuição da depressão e aumento do nível de atividade física espontânea.


O exercício físico também ajuda a prevenir as quedas, pois fortalece os músculos das pernas e costas, melhora os reflexos e a sinergia motora das reações posturais, incrementa a flexibilidade, mantém o peso corporal, melhora a mobilidade e diminui o risco de doença cardiovascular. Ou seja, são diversos os benefícios para quem pratica a atividade física, em qualquer idade, e, em especial, os idosos, pois além de tudo isso, a prática do exercício ajuda a realizar as tarefas do dia-a-dia com mais vigor e menos fadiga.


Exercícios para praticar na terceira idade


Os exercícios resistidos com ênfase nos membros inferiores e superiores, de baixo impacto, são os mais indicados. Da mesma forma, o equilíbrio e os movimentos corporais totais devem fazer parte dos programas de atividade física na terceira idade.


Fonte: Athletic Online

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